Amigos da Alcova

sábado, 21 de novembro de 2015

Temperatura


Guimarães Passos (1867-1909)


Mais macambúzio que aflito,
Mais intrigado que triste,
Sai de casa o Benedito,
Anda, volta e não resiste.

Entra feito, como um fuso,
Num consultório: “Doutor,
Desculpe-me... estou confuso,
Mas faça sempre o favor,

Explique-me esse mistério:
Eu sou casado há trinta anos;
Sou homem, como vê, sério,
Mas tem a vida uns enganos...

Minha mulher é supimpa,
Muito meiga, muito boa,
Muito dócil, muito limpa.
E é dessas que não têm proa.

Quando eu a vejo de frente
Até me parece fria,
Mas é mais que o inferno quente
Quando de costas me espia...

Pela frente é uma geleira,
Até maleitas me faz,
E é como uma frigideira
Dentro do fogo, por trás”.

O doutor olha-o, sereno,
Mas a explicar não se anima
Como em tão curto terreno,
É tão diferente o clima.

Voyeurs desde o Natal de 2009