Amigos da Alcova

domingo, 31 de janeiro de 2021

O beco estreito

                                          Leandro Gomes de Barros (1865-1918)

 

 

Mote

Qual será o beco estreito

que três não podem cruzar?

Só entre um, ficam dois,

ajudando a trabalhar!

 

Glosa

Frei Bedegueba dizia

a Frei Manzapo, em disputa:

– Existe uma certa Gruta

onde hei de ter moradia.

Hei de conhece-la um dia,

embora quebre o Preceito.

Vou penetrá-la direito,

para a verdade saber,

pois preciso conhecer

qual será o beco estreito.

 

Dizem que tem pouca altura

e fica no pé dum Monte.

A entrada é uma Fonte:

vou medir sua largura!

Para saber-lhe a fundura

vou lá dentro mergulhar.

Para me certificar,

não podendo entrar os três,

só entra o Cabo-pedrês,

que três não podem cruzar.

 

Um Padre já me contou

que foi dar uma caçada

e, nessa Mata fechada,

viu um Bicho e não matou!

De dentro, uma Voz gritou:

– Padre, dizei-me quem sois!

Podereis entrar depois,

Respondendo ao que pergunto:

Mas, dos três que vejo juntos,

só entre um, ficam dois!

 

Um Monge, de lisa fronte,

também já contou a mim:

– Já brinquei nesse Capim,

já ressonei nesse Monte!

Quase sempre a essa Fonte

Venho eu e mais um Par:

os dois não podendo entrar,

por serem moles e bambos,

entro só, ficam ambos

ajudando a trabalhar!



Voyeurs desde o Natal de 2009