Amigos da Alcova

sábado, 5 de agosto de 2017

Episódio sentimental


Pedro Nava (1903-1984)


No terreiro tinha o mamoeiro só.
Na casa tinha a moça só
E a moça era minha namorada...

A moça cantava
de dia e de noite.
Às vezes dançava.

Se os mamões eram verdes,
ela era verde.
Se os mamões eram amarelos,
ela era amarela.
Mas eu cogitava nos seios da moça...
Seriam tetas? Seriam mamões?
Estariam verdes? Estariam maduros?

Chegavam pássaros,
bicavam os mamões:
se estavam verdes, esguichavam leite
se estavam maduros, corria açúcar.
E nos seios da moça
ai! ninguém bicava...
Um era amarelo: teria açúcar?
um era verde: teria leite?
O mamoeiro crescia,
a moça crescia,
meu amor crescia,
a moça dançava
e os seios subiam,
eu namorava
e os mamões caíam...

Os pássaros vinham,
os dias fugiam...

Ela dançou tanto que os seios caíram...
Seriam seios? Seriam mamões?

Depois o Bicho Urucutum comeu o mamoeiro...
Comeu de mansinho
o tronco e raízes,
os mamões e as tetas.
O Bicho Urucutum era enorme e vagaroso!

Ela nunca mais dançou
eu nunca mais olhei,
nosso amor se acabou.

Voyeurs desde o Natal de 2009